Você já deve ter ouvido falar desses dois termos muito importantes nos investimentos.
Mas sabe qual a diferença entre eles?
Basicamente, renda PASSIVA não depende do seu esforço para ser gerada.
Já a renda ATIVA, é tudo aquilo que de alguma forma, coloca dinheiro no seu bolso, mas depende do seu esforço.
Agora continue a leitura para entender detalhadamente como esses dois tipos de renda funcionam e o que você pode fazer para conseguir cada uma delas:
O que é renda passiva?
É todo aquele dinheiro que simplesmente aparece todos os meses sem que você precise se mover para conseguir.
Uma renda que entra mesmo que você esteja sentado no sofá, viajando o mundo ou fazendo compras… independente do seus esforços, terá o dinheiro caindo na sua conta enquanto você aproveita tudo isso. É assim que funciona a renda passiva.
Para quem busca independência financeira, esse tipo de renda é fundamental, pois vai permitir que o dinheiro trabalhe para você, fazendo com que não precise dedicar seu tempo e energia para isso.
Tipos de renda passiva?
Existem algumas formas de conseguir renda passiva. Algumas são mais lucrativas que as outras, sendo que a mais recomendada é através dos investimentos.
Confira a lista de possibilidades de obter renda passiva:
Aluguel:
Essa é uma prática muito comum; investir em imóveis para obter uma renda através do aluguel. Mas nem sempre esse investimento compensa, muitas coisas devem ser avaliadas antes de comprar um imóvel:
Taxas, financiamento, manutenção, baixa liquidez, esforço para alugar, e nem todo mundo consegue adquirir esse tipo de renda, já que para se obter um imóvel são necessários valores altos, mesmo que seja só a entrada.
Existem ainda outras coisas que podem ser alugadas, não somente imóveis, porém essa é a mais comum.
Royalties:
Royalty, é uma forma de receber dinheiro através dos direitos autorais, patenteamento de algum produto, pelo processo de produção, pela marca, ou qualquer coisa que seja comercializado com autorização do autor.
Muitos músicos, por exemplo, ganham dinheiro através de licença do uso da sua música. Também é muito comum encontrar obras de arte patenteadas, marcas registradas, poesias, roteiros, trilha sonora, entre outras.
Lucro de empresa:
Esse tipo de renda passiva acontece quando você possui uma empresa, e ela cresce de tal forma que o lucro não depende mais do seu esforço, ou da sua dedicação diária, pois existe uma equipe que coordena tudo para você.
O lucro obtido todos os meses está chegando para você de tal forma que não precisa mais participar do dia a dia da empresa.
Produtos digitais:
Hoje em dia, com o crescimento das redes sociais e do marketing digital, uma forma de renda passiva é através dos chamados infoprodutos. Que nada mais são do que produtos que só existem no mundo virtual como ebooks, cursos online e aplicativos, por exemplo.
Para ganhar dinheiro dessa forma, é preciso desenvolver o produto e vender, mas esse trabalho precisa ser feito apenas uma vez. Depois seu produto ficará disponível em uma das diversas plataformas no mercado, onde as pessoas podem comprar e consequentemente gerar renda para você independente do seu esforço.
Investimentos:
A renda passiva pode ser gerada por meio dos investimentos de diversas formas. Existem inúmeros produtos financeiros no mercado; os mais conhecidos são as ações, renda fixa, títulos do Tesouro Direto, Fundos Imobiliários, CDB e outros.
O dinheiro que entra na sua conta pelos investimentos, além dos lucros, é chamado de dividendo. Eles podem ser recebidos todos ou meses, bimestralmente, semestralmente ou anualmente, dependendo de onde seu dinheiro está investido e de como está dividida sua carteira de investimento.
Os investimentos são altamente recomendados para obter uma renda passiva e alcançar a independência financeira, pois eles acumulam no longo prazo, gerando o chamado efeito “bola de neve”, tornando sua renda cada vez maior.
O principal risco nesse caso é a desvalorização da moeda, e, consequentemente, nos lucros.
Agora que você conhece alguns tipos de fundos de investimento, entenda como funciona as cotas e taxas relacionadas a eles.
Tipos de renda ativa
Tendo em vista que para a renda ativa, você precisa depositar determinado esforço através do trabalho e do seu tempo para conseguir, segue a lista com os tipos de renda ativa mais comuns.
Salário:
A forma mais comum de todas é o salário decorrente do trabalho. Quando uma empresa te contrata, você passa a prestar determinado serviço a ela, e com isso vende sua hora trabalhada e ganha, no final, ou início do mês, um valor correspondente àquele tempo que você dedicou ali.
No Brasil, se você tira férias, parte desse tempo que você não se dedicou ao trabalho é descontado da sua renda. Ou seja, vender seu tempo em troca de um salário não te dá, muitas vezes, liberdade de escolha.
Vendas:
Quando escolhe vender algo, esse dinheiro é imediatamente depositado para você, mas para gerar renda suficiente, é preciso sempre estar vendendo, certo?
Seja um produto, ou objetos usados que não têm mais utilidade para você, como roupas, sapatos, móveis e etc, é preciso dedicar tempo e esforço para confeccionar, divulgar e finalmente vender.
Hoje em dia existem diversos aplicativos que facilitam essa ponte entre vendedor e comprador, e muita gente faz uma renda extra através de vendas.
Autônomo:
Não ter um trabalho de carteira assinada não é um problema, é possível gerar renda sendo um trabalhador autônomo. Ou até mesmo fazer uma renda extra além do salário dessa forma, para isso, você precisa dedicar seu tempo e esforço, pois um dia não trabalhado também é um dia que deixa de receber.
O Brasil é o 7° país com mais empreendedores, no mundo, segundo dados do Sebrae e IBQP (Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade), ou seja, o brasileiro prefere vender suas horas trabalhadas de forma autônoma do que em regime CLT. E é comum ganharem muito mais dinheiro dessa forma.
Qual o melhor tipo de renda
Para muitas pessoas, conquistar a independência financeira é o objetivo de vida, então, o melhor tipo de renda será a renda passiva. Para outras, viver somente com o salário está suficiente.
A realidade é que, no fundo, todos nós queremos dinheiro para realizar sonhos, ter mais qualidade de vida, ajudar nossa família, viajar sem se preocupar com o dia de voltar, e isso, são coisas totalmente possíveis quando você dedica seu tempo para construir um patrimônio através da renda passiva.
Você pode inclusive garantir sua aposentadoria muito antes do que imagina, buscando conhecimento financeiro para investir e sempre valorizando seu tempo.
Quem só vive com a renda ativa, está sujeito a diversos fatores externos para continuar ganhando dinheiro, portanto, comece o quanto antes a pensar em como você pode gerar mais renda passiva e depender cada vez menos do governo, do seu chefe, da sua saúde e das circunstâncias.
Agora que você entendeu a diferença entre renda passiva e renda ativa, me conta aqui: para qual das duas você dedica seu tempo?